Discursos

<< Voltar

Situação atual da educação no Brasil

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

Constitui motivo de preocupação a situação da educação no País, agravada pelo fato de se investir pouco no setor. E os prejuízos daí resultantes são determinantes sobre o grau de desenvolvimento nacional.

Conforme dados do IDE (Índice de Desenvolvimento Educacional), o Brasil ocupa a posição de número 88 entre 128 países considerados no levantamento efetuado pela UNESCO. A despeito de a economia brasileira se apresentar entre as dez maiores do mundo, estamos, no que diz respeito à educação, em posição inferior a nações bem menores e menos prósperas como Bolívia, Paraguai, Equador e Honduras. Constata-se, pois, a dimensão e a gravidade do fosso que separa o desenvolvimento econômico do País e a condição social do povo brasileiro.

Com efeito, ainda falta muito para o Brasil alcançar a condição dos países desenvolvidos, principalmente porque o volume de investimentos em educação é insuficiente, uma vez que chega a ser irrisória a quantidade de recursos destinados a esse setor. A carência de recursos para a educação no Brasil representa um dos mais graves problemas nacionais e decorre, simplesmente, da falta de vontade política do Governo Federal, por mais absurda que tal afirmativa possa parecer. Mas, infelizmente, essa é a verdade.

A importância da educação para o desenvolvimento de um país é indiscutível. Não faltam exemplos em todo o mundo de bons resultados colhidos a partir de investimentos maciços em educação. No entanto, no Brasil até hoje permanece o descaso do Governo com a área da educação.

Com isso, faltam professores, há pouco ou nenhum investimento em qualificação profissional, as condições das escolas são precárias, permanecem elevados os índices de evasão escolar e de repetência, a qualidade do ensino é baixa, o analfabetismo revela-se ainda como desafio muito presente no cotidiano do País, um problema persistente, longe de ser definitivamente superado.

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, está na hora de lutar pela criação e implementação de um amplo projeto de desenvolvimento nacional que, realmente, priorize a educação e, por conseguinte, faça o País avançar, diminuindo a distância que ainda nos separa dos países desenvolvidos.

Que o Governo atual, sob a responsabilidade da Presidenta Dilma Rousseff, e os seus sucessores assumam e enfrentem, portanto, esse desafio com a devida vontade política, com o máximo de disposição, competência, firmeza e determinação.

Em conclusão, reitero as saudações e protestos de apoio aos professores e estudantes, enfatizando, mais uma vez, o caráter preponderante e urgente da adoção de políticas públicas eficazes em favor da educação no Brasil, mediante um projeto amplo e integrado, de âmbito nacional, e da realização dos investimentos necessários, em busca de estabelecer as condições imprescindíveis e efetivas para um processo tranqüilo, seguro, consolidado, pleno e definitivo de desenvolvimento nacional.

Era o que tinha a dizer, amparada pela convicção acerca do valor estratégico da educação de qualidade como fator primordial e de eficácia comprovada para o desenvolvimento do País.

Muito obrigada.

BRUNA FURLAN

Deputada Federal

<< Voltar

Redes Sociais


Bruna Furlan - Todos os Direitos Reservados © 2016