Discursos

<< Voltar

Deputada federal Bruna Furlan discursou em plenário da Câmara Federal sobre a participação da cidade de Barueri no Teleton 2011

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

Gostaria de chamar atenção desta Casa para a participação do município de Barueri na campanha Doe para o Teleton, de 2011, patrocinado pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

A campanha começou no dia 27 de junho e terminou no dia 30 de setembro de 2011, quando foram distribuídos cerca de 2 mil cofrinhos nas escolas municipais, secretarias municipais, polícia militar e empresas, que são parceiros das campanhas humanitárias realizadas pelo Movimento Barueri, Sou de Bem. No total, foram arrecadados 70 mil reais.

A maratona televisiva foi concebida pela Associação de Assistência a Criança com Deficiência (AACD), com o objetivo de conscientizar a população para a inclusão social dos deficientes físicos e pretendeu ampliar os atendimentos, que até 1998 eram centralizados na cidade de São Paulo. Hoje é um dos principais mecanismos que a entidade dispõe para arrecadar os recursos com os quais financia suas atividades beneficentes.

Sinto muito orgulho em falar da AACD, entidade da qual faço parte, como diretora voluntária na unidade de Osasco, onde pude ver de perto o valioso trabalho que vem sendo feito. A minha passagem pela instituição foi muito importante, pois foi lá que pude colocar em prática a intenção que sempre tive em ajudar as pessoas com necessidades especiais.

Recentemente, apresentei uma emenda orçamentária individual ao Orçamento-Geral da União, no valor de 1 milhão de reais, para aquisição de novos aparelhos, onde a AACD vai melhorar ainda mais os bons préstimos que vem sendo feito na área social.

Nesta que foi a terceira participação da cidade de Barueri no Teleton, eu tive a honra de me juntar aos organizadores para trabalhar em prol das crianças com deficiência.

Na condição de representante do município, subi ao palco, junto com o presidente regional da AACD, Carlos Roberto Seiscentos, para fazer a entrega simbólica dos recursos arrecadados com a campanha Corrente do Bem, que obteve grande êxito na cidade.

O Teleton foi criado em 1966 nos Estados Unidos e hoje é um sucesso na Europa, América do Norte e América Latina, onde tem conseguido obter resultados expressivos na luta pela integração total dos deficientes físicos à sociedade produtiva.

Para se ter uma ideia da importância do evento, a versão deste ano conseguiu arrecadar um total de R$ 26,8 milhões, valor que será destinado à construção de duas novas unidades da instituição, uma em Vitória, no Espírito Santo, e outra em Campina Grande, na Paraíba.

A cidade de Barueri realiza também outra campanha em prol da AABB, que estimula a doação, por parte dos funcionários públicos, do equivalente a um dia do décimo terceiro salário, movimento que conseguiu arrecadar mais de R$ 115 mil no ano passado.

É nesse contexto que me sinto muito gratificada por ter participado do Teleton e com isso contribuído para essa campanha tão generosa em prol da integração dos deficientes físicos brasileiros.

Temos feito muitos avanços no que diz respeito ao fortalecimento das instituições democráticas e à defesa dos direitos humanos em nosso País, mas nosso esforço não alcançará seus objetivos plenos enquanto não conseguirmos garantir a plena incorporação dos deficientes físicos ao trabalho e à convivência social, em todos os níveis.

Na Câmara dos Deputados, como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano e presidente da Subcomissão de Mobilidade Urbana, estou me empenhando para que as cidades sejam reestruturadas para as pessoas especiais terem mais respeito e usufruir o direito de ir e vir. Quero fazer leis que façam os municípios tratarem com mais respeito esta importante parcela da população que por muitas vezes é excluída.

Só quando tivermos construído hábitos e instituições capazes de amparar e incluir os deficientes físicos poderemos dizer que existe uma cidadania plena no Brasil.

Obrigada.

BRUNA FURLAN

Deputada Federal

<< Voltar

Redes Sociais


Bruna Furlan - Todos os Direitos Reservados © 2016