Discursos

<< Voltar

Deputada federal discursou em plenário da Câmara Federal sobre a cidade de Barueri que ficou em primeiro lugar no índice da Firjan

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

Ocupo a tribuna para abordar um tema ao qual gosto de me reportar constantemente: minha cidade, Barueri, localizada na região metropolitana de São Paulo.

Desta feita, trato do primeiro lugar obtido por Barueri na edição de 2011 do índice Firjan que avalia o desempenho de municípios de todo o Brasil. Esse índice resume um estudo anual realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base no acompanhamento de três áreas de suma importância para a aferição da qualidade de vida: emprego e renda, educação e saúde.

Convém ressaltar que tal acompanhamento é feito mediante a utilização de estatísticas públicas oficiais, abrangendo todos os 5.564 municípios brasileiros, fornecidas pelos ministérios relacionados a cada área. Para a elaboração da edição de 2011 do índice, foram compiladas informações colhidas durante o ano base de 2009.

Trata-se, portanto, de um estudo sério, produzido por uma instituição do Rio de Janeiro, a partir de dados registrados nos cadastros de diferentes ministérios. Feita essa ressalva, para indicar que não houve possibilidade de nenhum tipo de favorecimento, sobressai, ainda mais, no cenário nacional, a posição de São Paulo, entre os estados brasileiros.

Apesar dos impactos negativos da crise em 2009, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal de São Paulo não seguiu a tendência de recuo experimentada pelo índice nacional, ficando praticamente estável em relação ao ano anterior e mantendo-se na faixa de alto desenvolvimento.

Esse bom resultado de São Paulo é reflexo do desempenho positivo de muitos de seus municípios, entre os quais se destaca Barueri, que ficou em primeiro lugar na classificação paulista e, consequentemente, na de todo o Brasil. Dessa forma, a cidade veio confirmar um histórico de alto desenvolvimento: desde a primeira edição do índice, figura entre os dez primeiros lugares na relação nacional.

Esse é mais um reconhecimento do acerto de uma administração municipal responsável e empreendedora, que conseguiu transformar Barueri em um dos principais centros financeiros do Estado e em um polo empresarial reconhecido em todo o País.

Além disso, conseguiu dotar o município de serviços de alta qualidade na área da educação, a exemplo do oferecido nas escolas públicas, onde estão matriculados 49.317 alunos no ensino fundamental e 13.850 no ensino médio, e um quadro de professores de 1.881 professores no ensino fundamental e de 762 professores no ensino médio, todos com reconhecida e continuada formação acadêmica.

Na área da educação, podemos destacar as onze bibliotecas publicas em excelentes condições, mantidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, o Instituto Técnico de Barueri, o Campus Barueri da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o Campus da Universidade Paulista - UNIP, o Campus da Universidade Mackenzie e a Faculdade de Tecnologia, na parceria entre a Prefeitura e o Senai.

Temos ainda que destacar o papel das escolas técnicas, que vem fazendo um importante trabalho na formação de jovens e adultos, como o SESI, as ETEC?s, as FATEC?s, e os Institutos Técnicos de Barueri, mantidos pela Fundação Instituto de Educação de Barueri - FIEB, compostos de 8 unidades, que buscam em suas obras proporcionar condições para que seus alunos obtenham sucesso no ingresso em faculdades, universidades e, principalmente, no mercado de trabalho.

Na área de saúde, Barueri pode contar com ampla rede de atendimento, com 40 unidades, com instalações e aparelhamentos modernos, na qual se destacam estabelecimentos como: o Hospital Municipal Dr. Francisco Moran; o Hospital Albert Einstein Alphaville; o Serviço Assistência Médica Barueri (Sameb); o Núcleo Hospitalar Barueri; o Hospital Barueri; o Pronto Socorro Infantil; e o Parque da Maturidade José Dias da Silva, que é considerado o maior espaço para o idoso da América Latina.

Ao discorrer sobre educação e saúde, não podemos deixar de falar sobre a política de esporte que vem sendo feita ao longo do tempo no município.

Barueri é hoje uma cidade com forte vocação ao esporte. A sua Secretaria de Esportes atende hoje mais de 12 mil crianças e adolescentes, em 15 modalidades desportivas, com toda infraestrutura necessária, espalhada por todos os bairros. Temos a Arena Barueri, uma arena de multiuso, que está sendo cotada como uma das mais modernas do Brasil e está sendo apontada para abrigar treinos e amistosos para a Copa 2014, por ter um estádio moderno com capacidade para 32.000 expectadores.

Assim, Barueri constitui hoje motivo de orgulho para os seus cidadãos, entre os quais me incluo, e exemplo, para todo o Brasil, de boa administração pública a serviço da qualidade de vida.

Muito obrigada.

BRUNA FURLAN

Deputada Federal

<< Voltar

Redes Sociais


Bruna Furlan - Todos os Direitos Reservados © 2016