Discursos

<< Voltar

Congratulações pelo aniversário do município de Barueri/SP

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO À MESA PARA PUBLICAÇÃO

A SRA. BRUNA FURLAN (PSDB-SP. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, no dia 26 de março, o Município de Barueri, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, celebrou 64 anos de instalação. Como filha daquela cidade, venho, com orgulho, a esta tribuna, para saudar os meus conterrâneos e homenagear um dos centros urbanos mais prósperos do País.

Há vários anos, Barueri tem ocupado posição destacada no ranking do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). A apuração dos dados é feita junto aos 5.565 Municípios brasileiros, e avalia-se a evolução socioeconômica de cada um deles, com base em informações obtidas em três áreas: educação, saúde, emprego e renda. O último relatório, publicado em 2012, coloca Barueri na quinta posição nacional entre os Municípios mais desenvolvidos, motivo de satisfação e honra para todos os baruerienses.

A média brasileira do IFDM atingiu 0,7899 pontos em 2010, em escala que varia de zero a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Já a pontuação de Barueri foi de 0,9258, confirmando seu elevado grau de desenvolvimento, fruto de um conjunto de ações acertadas ao longo do tempo.

Mas queremos mais! Queremos que a cidade continue crescendo e oferecendo qualidade de vida para seus moradores e para a grande população flutuante, que encontra no Município oportunidades de trabalho e excelente estrutura de comércio e serviços.

Os habitantes de Barueri estão concentrados na área urbana, que conta com pavimentação asfáltica em 99,9% das vias, sistema de abastecimento de água, que cobre a totalidade das residências e empresas, e rede de esgotos de 270 quilômetros de extensão.

O ensino público é oferecido a crianças e adolescentes em 106 estabelecimentos, com destacado nível de qualidade. Está no Município a Escola de Ensino Fundamental, Médio e Técnico Professora Dagmar Ribas Trindade, que obteve a primeira colocação, entre todas as escolas públicas de séries finais do ensino fundamental do Estado de São Paulo, no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no ano passado.

Temos lutado, incansavelmente, para que uma universidade pública seja instalada na cidade, de modo que os estudantes possam concluir o percurso formativo em instituições estatais de ensino, sem que, para isso, tenham de se deslocar para outras localidades. A grande concentração empresarial e a alta demanda por ensino técnico especializado atraíram para Barueri entidades respeitadas na área de ensino técnico e superior, como a Pontifícia Universidade Católica, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

No campo da saúde, Barueri dispõe de completa rede de assistência, que compreende o Hospital Municipal, um ambulatório de especialidades, 15 Unidades Básicas de Saúde e 4 prontos-socorros, sendo um deles para atendimento pediátrico. Entre as estruturas privadas, destacam-se o Núcleo Hospitalar de Barueri e o Hospital Israelita Albert Einstein.

A população barueriense é merecedora dos bons indicadores sociais e econômicos, que se tornaram a mais realista representação da pujança do Município. A essa população, trabalhadora e empenhada em transformar a cidade no melhor lugar para se viver, são devidos nosso reconhecimento, nosso respeito e nossos aplausos.

Ao registrar o transcurso do 64º aniversário do Município, consignamos nosso desejo de ver Barueri - a "flor vermelha que encanta" - crescendo ainda mais, renovando seu compromisso com o progresso e correspondendo, de forma integral, às aspirações e necessidades de seus 240 mil habitantes.

Muito obrigada.

<< Voltar

Redes Sociais


Bruna Furlan - Todos os Direitos Reservados © 2016