Discursos

<< Voltar

Homenagem ao município de Carapicuíba/SP pelo aniversário (emancipação política)

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO À MESA PARA PUBLICAÇÃO

A SRA. BRUNA FURLAN (PSDB-SP. Pronunciamento encaminhado pela oradora.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, Carapicuíba acabou de fazer aniversário. No dia 26 de março último, foram comemorados seus 48 anos de existência. O Município foi emancipado em 1965.

Carapicuíba era uma das doze aldeias fundadas pelo Padre José de Anchieta, por volta de 1580, com a finalidade de assistir o silvícola, que vivia sob o imenso choque cultural gerado pela presença do colonizador. De lugarejo, tornou-se, ao passar dos séculos, distrito de Cotia e depois de Barueri. Hoje a cidade é parte da Região Metropolitana de São Paulo.

Integrado, dessa forma, à mais próspera região do País, mesmo não sendo grande, com área inferior a 40 quilômetros quadrados e população, segundo o último Censo do IBGE, por volta dos 370 mil habitantes, mesmo assim, Carapicuíba é pujante. Pujante, nobres colegas, pela intensa atividade econômica; pujante pelo equipamento educacional que oferece a crianças e jovens, inclusive quatro instituições de nível superior; pujante pelo desenvolvimento da cultura, do lazer, dos esportes, das atividades de caráter social.

No entanto, nada disso seria possível sem o envolvimento coletivo, sem o olhar, a vontade, o engajamento popular. Sim, Sr. Presidente, o povo de Carapicuíba é o maior patrimônio de Carapicuíba. São os munícipes que estudam, trabalham, produzem, empreendem, participam e, de algum modo, movimentam, constroem e dão vida à cidade.

São esses cidadãos, em especial, que respondem pelo crescimento vigoroso, pelo aumento da qualidade de vida e do bem-estar coletivo. A sociedade organizada, as lideranças locais, as representações políticas, nos diversos níveis, fazem coro aos carapicuibanos.

Pessoalmente, como representante do povo do Estado de São Paulo, incluo-me entre aqueles que têm lutado com todas as forças pela melhoria das condições urbanas. Isso, aliás, é para mim motivo de grande orgulho e faz com que me sinta absolutamente recompensada. As mesmas pessoas que reivindicam são aquelas que reconhecem o meu esforço, a presença constante, a disposição para ouvir, a vontade de ajudar. Essas pessoas têm-me acolhido com imenso carinho e, acima de tudo, têm-me prestigiado e confiado em mim, dando-me o seu voto. Que eu possa ser útil, sempre.

Hoje, porém, não saberia escolher um presente para dar ao Município. Na falta desse presente, reitero aqui o meu compromisso junto ao povo de Carapicuíba e deixo a minha homenagem.

Parabéns a todos!

Muito obrigada.

<< Voltar

Redes Sociais


Bruna Furlan - Todos os Direitos Reservados © 2016